terça-feira, 28 de outubro de 2014

Como um sonho se transformou em pesadelo do povo brasileiro


Por diversas vezes ao criticarmos determinadas  situações  dizemos que não  repetimos  a  história, mas  é a  história  que se repete.  Mais uma vez trataremos de questões voltadas à administração pública e em especial a federal
Voltemos no tempo e recordemos um pouco do passado, para tratar de coisas relacionadas à construção da  capital  da  nação. A história normalmente começa antes do que parece.
Ao contrário do que se imagina não foi, o  presidente  Juscelino Kubistchek  que inventou Brasília e  hoje a  Bela Cap passou dos 60 anos, apenas a construiu, cumprindo um preceito constitucional que previa a transferência da capital do país para o centro geográfico do imenso território brasileiro.

A atual capital do país é a concretização  de um antigo projeto cuja idéia remonta a ninguém menos que José Bonifácio de Andrada e Silva (1763- 1838), o Patriarca da Independência. Em um panfleto chamado Aditamento ao projeto de Constituição para fazê-lo aplicável ao Reino do Brasil, publicado em Lisboa, em 1822, Bonifácio propôs a construção de uma nova capital, “No centro do Brasil, entre as nascentes dos confluentes do Paraguai e Amazonas, fundar-se-á a capital desse Reino, com a denominação de Brasília”.
Após a efetivação da Independência, da qual fora um dos artífices, Bonifácio tornou-se presidente da primeira Assembléia Constituinte de nossa história, em 1823, na qual defendeu, entre outras idéias, a abolição do tráfico negreiro, a instrução pública, a fundação de uma universidade, uma reforma agrária e a construção “de uma nova capital do Império no interior do Brasil, em uma das vertentes do rio São Francisco, que poderá chamar-se Petrópole ou Brasília”.

Portanto, a Brasília de hoje, como idéia, projeto e sonho, nasceu antes de o presidente Juscelino Kubitschek tomar a decisão política de erguer a nova capital no meio do nada. Devemos sim louvar  a  determinação  de JK na concretização  de um  sonho  que  muitíssimo antes de os traços modernistas de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer serem esboçados, a cidade foi desejada e imaginada, desde os primórdios da Independência, todavia, hoje é um pesadelo.
Façamos uma reflexão por  parte sobre  este  episodio.  Junto com da Bela Cap José Bonifacio defendeu  também a abolição do tráfico negreiro, a instrução pública, a fundação de uma universidade, uma reforma agrária e a construção.  
A Princesa   Isabel libertou os escravos   através da  Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3.353), sancionada em 13 de maio de1888, foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil. Foi precedida pela lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos, e pela lei n.º 3.270 (Lei Saraiva-Cotegipe), de 28 de setembro de 1885, que regulava "a extinção gradual do elemento servil".
Num domingo, a 13 de maio de 1888, dia comemorativo do nascimento de D. João VI, foi assinada por sua bisneta a Dona Isabel, princesa imperial do Brasil, e pelo ministro da Agricultura da época, conselheiro Rodrigo Augusto da Silva a lei que aboliu a escravatura no Brasil. O Conselheiro Rodrigo Augusto da Silva fazia parte do Gabinete de Ministros presidido por João Alfredo Correia de Oliveira, do Partido Conservador e chamado de "Gabinete de 10 de março". Dona Isabel sancionou a Lei Áurea, na sua terceira e última regência, estando o Imperador D. Pedro II do Brasil em viagem ao exterior.
O projeto de lei que extinguia a escravidão no Brasil foi apresentado à Câmara Geral, atual Câmara do Deputados, pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva, no dia 8 de maio de 1888. Foi votado e aprovado nos dias 9 e 10 de maio de 1888, na Câmara Geral.
Pois bem,  os escravos libertos   foram  para as cidades,  que não estavam   preparadas para  recebê-los, faltavam moradias,   escolas,  assistência a  saúde publica, saneamento  básico ou  melhor,  deixaram a  vida  de escravos  na senzala  e   passaram a  viver   na escravidão  dos   brancos dependendo de pequenos favores, aos   quais   os  brancos agradecem  muito  por que  desta   forma    conseguem  manter  boa parcela  desta  população alienada  e  não pensa   em promover a  emancipação, por que é daí que  retiram os votos   suficientes  para  se manterem  no poder e se quer  deixam um negro  se projetar e   eleger para nenhum   cargo..  Até aos dias  de hoje os descendentes dos negros engrossam as  fileiras  de  excluídos moradores   em favelas onde    vivem na dependência do  populismo  nocivo.
Com relação a   reforma agrária nos últimos anos a  situação   tem  apresentado um   crescimento sem precedentes  de   favelas  rurais, onde   famílias  inteiras influenciadas  por   lideranças que delas  se aproveitam as  usam em beneficio  próprio.
A  construção da  capital   do pais  apresentou   nuances  parecidas  com as  construções das  arenas  para a copa   do mundo.  No período da  construção de Brasília  tornou-se prática comum caminhões   ingressarem aos  canteiro de obras  com  a  mesma  carga  uma   meia dúzia  de vezes e receberem como  se tivessem   descarregados as   cargas a mais,  não existia  controle  que   evitasse   este  tipo de coisas.  O resultado   disso  foi   um  processo inflacionário  violento visto que o governo   girava a  máquina de  fazer  dinheiro e  inundava  o mercado. 

Hoje    corremos   o mesmo risco visto que  o descontrole  nas construções  das arenas   foi  também   enorme  com casos  onde  o superfaturamento  simplesmente  dobrou  o valor da  obra.
Hoje a  capital  federal  que era ao sonho  de gente com    sangue  de patriota  tornou-se um   pesadelo   visto que passou a  ser  comandada  por vampiros  num congresso  fisiologista  que  pressionam o governo   ceder  aos  seus  mais    nocivos intentos.   

O  governo  federal   tornou-se  uma ilha  cercada  por picaretas  por   todos  os lados, aliás, quem usou   esta expressão pela   primeira   vez   foi  o ex presidente  quando disse que o congresso  tinha mais de 300  picaretas.  

E  disse  mais,  quando um pobre   rouba uma  galinha vai  preso, quando um   rico   rouba   vira  ministro.   
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário