segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Descontentamento geral, pesquisa aponta o grau de satisfação dos eleitores

Ao apagar das luzes de mais um ano sempre vem uma promoção que  visa enaltecer alguém que está disposto a pagar  muito bem por um  jantar e receber um  “Certificado de Melhor do Ano” ou de “Primeiro Lugar” e neste imbróglio todo aparecem até   certificados para políticos que passaram um ano todo  sem cumprir suas obrigações  constitucionais. Para que serve um papel desses?
O gato de armazém é o primeiro colocado.
Ao contrário destas  pesquisas  eivadas de enganos a  Paraná Pesquisas   entrevistou eleitores em 65 municípios entre 18 e 23 de novembro.   
A Pesquisa revela que 66% dos paranaenses estão insatisfeitos com o trabalho dos parlamentares municipais e que não se sentem representados por eles.
Dados publicados na Gazeta do Povo - Vida Pública pag 15 - 11 dez 2011
No  link abaixo o leitor poderá ver o grau de satisfação da população  com o trabalho dos vereadores   bem como  comparar os salários  percebidos pelos  mesmos pelos serviços  prestados e o não cumprimento de princípios constitucionais sobra o papel do  vereador  que é de legislar e fiscalizar.
“Para 54% dos paranaenses, as leis municipais – que versam sobre temas locaiscomo transporte coletivo, coleta de lixo e manutenção de vias públicas, entre outras – são insatisfatórias. Um porcentual ainda maior (71%) diz que os gastos da prefeitura não são fiscalizados pelos vereadores como se deveria. E 66% dos paranaenses dizem que, de uma maneira geral, não estão satisfeitos com o trabalho do Legislativo”.
“Um dos principais problemas que levam ao descrédito das câmaras municipais, segundo especialistas, é a submissão ao prefeito local. Os vereadores tratam o Legislativo como um apêndice do Executivo. Isso gera um descontentamento e um descrédito que são péssimos para a democracia, pois as câmaras são muito importantes, avalia Emerson Cervi, cientista político da UFPR. Ele ressalta que, sem uma Câmara forte, o prefeito pode agir como quiser”.
Para Moises Farah Jr., professor do mestrado de Políticas Públicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a produtividade dos vereadores é, de maneira geral, muito baixa. “Mui­tos estudos mostram que mais de 85% do tempo deles é gasto em atividades de pouco retorno à sociedade, como leis para nomear ruas e homenagens. O trabalho que deveriam fazer mesmo, que é fiscalizar os gastos da cidade e propor leis relevantes, não é feito.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário