segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Uma reflexão sobre prós e contra do carnaval

Carnaval não é festa brasileira e tendo origem na Europa na época vitoriana, foi adaptado no Brasil mas de há muito tempo deixou de ser festa popular para se transformar em negócios de ricos, onde milhões são pagos para donos de trios elétricos para rodarem de um lado para outro, milhões são pagos para uns poucos “artistas” que se dispõem a passar um longo tempo cantando musicas que muitas vezes denigrem a imagem do ser humano ou músicas com duplo sentido, espúrias com mensagens subliminares com a tal “ Melô da Mulher Maravilha”.

Impressionante o número de ambulâncias colocadas á disposição para atender bêbados, valentões ou acidentes causados por bêbados e ainda as indenizações por mortes ou invalidez causados por delinqüentes travestidos de foliões.

Fora do carnaval quando alguém precisa de uma ambulância para um socorro encontra uma dificuldade enorme para ser atendido, isto quando é atendido.
Até ambulâncias do SAMU que estão inoperantes no período sem as festas carnavalescas, tem equipes improvisadas para atender os reclamos da festa da carne ou melhor dos organizadores que se locupletam com o evento sem a preocupação de investir em suas festas e transferem a responsabilidade dos custos para o setor público.

É um tal de ambulâncias a disposição da bagunça colocadas em pontos chaves nas proximidades da anarquia ou de plantões nos postos de saúde.

Recentemente os jornais estamparam uma manchete interessante que trata do desleixo com a saúde pública. Muitas vezes é preciso morrer gente do próprio meio político para sentirem na pele que devem tratar melhor a população.

Secretário do Planejamento morre por falta de atendimento. Ele era conveniado da Geap. Sex, 20 de Janeiro de 2012 11:03

O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, morreu às 5h30 de quinta-feira (19), aos 56 anos. Após sofrer um infarto agudo do miocárdio quando estava em casa, na 303 Sul, foi levado aos hospitais Santa Lúcia e Santa Luzia. Mas, sem um talão de cheques em mãos, teve o atendimento negado.
Ele era conveniado da Geap, plano não coberto pelos dois hospitais, segundo as centrais de atendimento. Quando chegou ao Hospital Planalto — o terceiro na busca por uma emergência —, o quadro já estava avançado e os médicos não conseguiram reanimá-lo.

http://www.ocabrestosemno.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2279:secretario-do-planejamento-morre-por-falta-de-atendimento-ele-era-conveniado-da-geap-&catid=3:noticias&Itemid=9

Polícia trabalha com hipótese de homicídio culposo no caso de Duvanier

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,3/2012/01/23/internas_economia,287289/policia-trabalha-com-hipotese-de-homicidio-culposo-no-caso-de-duvanier.shtml

E quanto aos milhares que morrem por falta de assistência no Brasil a policia nunca investigará? Ou quem não faz parte do governo está completamente fora do BBB Público?

Quanto a segurança também impressionante o número de policiais que são escalados para atender a folia e não propriamente segurança no sentido exato da palavra.

Mais interessante é quando não estamos no carnaval o contingente policial nas ruas não é o mesmo, não existe combustível para deslocamento por que o governo não paga em dia os postos fornecedores.

Quanto a Economia, alega-se que pequenos comerciantes vendem seus espetinhos, suas latinhas de cerveja e outros badulaques mais.

Pura ilusão, quem são os proprietários das grandes fábricas de cervejas? Quem são os proprietários dos grandes frigoríficos? Sempre foram os mesmos, com uma diferença, no carnaval aumenta seus faturamentos.
Se o vendedor ambulante dependesse das vendas de carnaval para sua sobrevivência estaria literalmente ferrado.

Carnaval é só uma vez por ano e não produz renda para o resto do tempo. É parecido como vender velas e flores em períodos de finados. Quem trabalha sustenta família pelo resto ano com vendas de poucos dias?

Um problema sério que também surge nesta festa é a gravidez indesejada já que tudo é permitido e o próprio governo incentiva a bagunça distribuindo gratuitamente caixas de preservativos.
Não bastasse isto, inúmeros são casos de curetagens e abortos depois da festa que as autoridades não se dignam a divulgar e/ou estabelecer um programa de educação ou orientação para que se evite inclusive as DSTs ( doenças sexualmente transmissíveis).

Até quando a população tem que conviver com estes tipos de coisas? Ou estamos predestinados a passar sempre pela mesma historia de que para o povo basta pão e circo.

Para que serve o carnaval? Afinal são quatro dias parados e creio que o IBGE não tem dados sobre perdas nos níveis de produção e receitas com tantas folgas.

Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval".

Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.
O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval

Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.
Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo.

No Brasil, o primeiro carnaval surgiu em 1641, promovido pelo governador Salvador Correia de Sá e Benevides em homenagem ao rei Dom João IV, restaurador do trono de Portugal. Hoje é uma das manifestações mais populares do país e festejado em todo o território nacional.

Conceito e origem.
O carnaval é um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas nos dias que antecedem o início da Quaresma, principalmente do domingo da Qüinquagésima à chamada terça-feira gorda. Embora centrado no disfarce, na música, na dança e em gestos, a folia apresenta características distintas nas cidades em que se popularizou.

http://www.miniweb.com.br/cidadania/dicas/carnaval.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário