Em artigo recente publicado na Gazeta do Povo e citado abaixo o governado Beto Richa cometeu equivoco em tentar através de artigo na Folha de São Paulo desqualificar a administração de Dilma Roussef.
O governador do “Xoque de Jestão”, ao discursar em uma cerimônia disse que PM não precisa de curso superior por que se insubordinaria, hoje fala em acabar com as policias especializadas como Polícia Ambiental e Polícia Rodoviária, colocando um projeto de comandos regionais. E a Academia do Guatupe, o que nosso ilustre chefe pretende se o PM não precisa ter curso superior? Um verdadeiro tiro na água.
De onde o governador tirou essa ideia que o grave problema da segurança pública será resolvido com esse desenho de comandos regionais?
O problema de segurança pública não é falta de material humano? Do efetivo reduzido da PM e da Polícia Civil? Falta de equipamentos, delegacias bem estruturadas, mini presídios no interior para manter o recluso perto da família?
Em Curitiba - Módulos Policiais abandonados Bases policiais criadas para atender a população estão vazias e servem até como ponto de encontro de traficantes e usuários de drogas |
Há cerca de três meses propalou-se a ideia de construir-se mini presídios e entregar a administração dos mesmos para ONGs e para presos de confiança (de bom comportamento). Ironia extrema entregar administração de presídios para presos seria o mesmo que entregar a chave do galinheiro para a raposa. As prisões passariam a ser tratadas como hotéis onde os presos passariam algumas horas depois dos passeios diários.
O modelo de presídios nas mãos de presos de confiança é dos anos 70 no interior de São Paulo, foi abandonado e a área responsável por esse projeto no Paraná diz que inovador, mesmo sendo uma velharia já abandonada.
Conheça a Verdade da Corrupção do Presídio de Bangu
“Os inspetores das cadeias vivem limite do estresse sofrendo com a falta de efetivo. Existem presídios em que tem mais de 2.600 internos no caso o Vicente Piragibe, conhecido como VP. em que os presos andam soltos , usando drogas, traficando a céu aberto o dia inteiro, soltando pipa , jogando bola completamente ociosos. Existem denúncias de terem até video games em celas para os presos e nada pode ser feito.Sem contar que na maioria dos presídios do complexo de Bangu existem bocas de fumo com o comércio a todo vapor, pois é praticamente impossível fazer rondas em todas as galerias, diversas apreensões já foram feitas pelos inspetores sendo essas operações uma rotina constante mesmo com o baixo efetivo diante de milhares de presos”
Agora o governador cogita esse projeto de comandos regionais da PM e supressão das policias especializadas. Lamentavelmente algo nos diz que parece vivermos como num grande game (vídeo game) onde os apostadores acionam botões, um ganha e outro perde ou um faz mais pontos e outro não, um avança, muda de fase e outro é eliminado.
Uma pergunta precisa de resposta: É possível fazer segurança pública com robôs e policiais virtuais?
-Sim! é possivel por que eles nao se insubordinariam e nao reclamariam nunca de baíxos salários.
No caso de Policia Ambiental vamos colocar um exemplo:
Época da safra de pinhão, o pessoal que sobrevive com a venda de pinhão nas rodovias, são pessoas de baixo índice de escolaridade, com renda menor de salário mínimo e vez por outra a Policia Ambiental ao fiscalizar por força de lei é obrigada a fazer apreensão dos pinhões extraídos antes do tempo de maturação.
Se houvesse um projeto melhor delineado e recursos para a Polícia Ambiental, os policiais poderiam instruir o pessoal que vende pinhão e desenvolver um projeto de reflorestamento onde cada vendedor assumisse um compromisso de a cada sessenta quilos vendidos fosse obrigado a plantar um quilo.
Qual seria a dificuldade? Encontrar terras suficientes para esse plantio e bem poderia ser às margens das rodovias no limite entre a faixa de domínio do DER e a propriedade rural.
A Policia Ambiental poderia dentre suas atividades elaborar um cadastro deste pessoal, para treiná-los e orientá-los no plantio dos pinhões do projeto de reflorestamento.
E ainda, em convenio com prefeituras, repassar dados cadastrais para que o municípios providenciassem barracas padronizadas, com mínimo de higiene e acabasse com as favelas horríveis nas margens de rodovias que poluem a visão.
Desta forma poderia o governo resolver parte dos problemas sociais desta faixa da população tornando este trabalho num projeto de beneficio social, além do que, como incentivo fornecer uma cesta básica por semana a todo o trabalhador que participar do projeto.
Colocamos esta ideia por não entender que se resolvem problemas com a política do “é proibido”, “é ilegal”.
Qual o custo benefício de um projeto desta natureza? Não tem um vereador capaz de propor um projeto desta natureza no plano municipal e buscar entendimento com o estado para um projeto maior?
E quanto a fiscalização de extração ilegal de madeiras, de caças, de danos ambientais que é uma atividade restrita a pessoal conhecedor dos problemas, com conhecimento da legislação ambiental, como ficaria esse trabalho se tivesse atuação de pessoal inexperiente.
Mais um triste exemplo da falta de pessoal, no mês de julho, um animal silvestre (veado campeiro) foi atropelado e morto em pleno PNI. Uma das dificuldades no trabalho da PM Ambiental para dar cobertura e fiscalizar uma área extensa reside justo no fato na falta de pessoal, equipamentos e viaturas. Quem conhece toda a extensão do PNI sabe bem do que falamos.
Ecossistema: Zona Costeira
http://www.pmambientalbrasil.org.br/ecos-zonacosteira.htm
Poder De Policia Ambiental Trabalhos Escolares e Acadêmicos Prontos
IAP e Polícia Ambiental fiscalizam e orientam quanto à captura de caranguejos no litoral
http://www.iap.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=109
O Policial Rodoviário para desenvolver suas atividades passa por treinamentos especializados para fiscalização de trânsito, detecção e adulteração de chassi e documentos, levantamento de acidentes, socorro a vitimas e elaboração de boletins de acidentes para quando for o caso servir de apoio a decisões jurídicas e também no combate ao tráfico de drogas, aliás, com relação a drogas o trabalho do BPRv tem se mostrado eficiente e desta forma por estas simples razões percebe-se que este trabalho deve ser feito por pessoal treinado para esse fim.
O Policial Rodoviário também é um salva vidas.
E o PM Bombeiro tem como “A vida por uma Vida” Bombeiros são soldados do povo.
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina - VIDA DE BOMBEIRO.flv
Assistam o video
http://www.youtube.com/watch?v=7z5fn8v9Vbk
http://www.youtube.com/watch?v=tameL5e7a68&NR=1&feature=fvwp
Bombeiro salva vida de criança de 1 ano
http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/bombeiro-salva-vida-de-crianca-de-16-anos/
Bombeiros Salva vidas, Anjos da Vida, Guerreiros do Fogo...
http://www.youtube.com/watch?v=igyr0oQCF-o
Corpo de Bombeiros forma salva vidas
http://www.verao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=119
Antes de qualquer coisa é interessante sabermos que segurança pública não se resolve como se estivéssemos diante da telinha de um vídeo game.
Delegacia Eletrônica começa a registrar ocorrências de furtos
"A Delegacia Eletrônica do Paraná passou a registrar nesta semana boletins de ocorrência em casos de furto de documentos pessoais e de veículos, eletroeletrônicos, cartões de banco e talões de cheque. Criada em setembro do ano passado, a Delegacia Eletrônica registrava casos envolvendo de perda e extravio de documentos".
O caso acima reduz a atividade policial da mesma maneira que os bancos reduziram os trabalhos com a implantação de caixas eletrônicos dispensando e reduzindo o número funcionários. Este sistema resolveu o problema ou aumentou as filas?
Racional seria acreditarmos na intenção de projetos desta natureza e torcer pelo sucesso, todavia, nos preocupa os reais propósitos que não estão bem claros.
Este sistema não seria para reduzir o quadro funcional trocando por computadores e por um 0800 ineficaz, inoperante e improdutivo?
Computadores não reclamam de baixos salários, não precisam estudar, são programáveis para atender o interesse do BIO.
O desenvolvimento crescente das cidades e o aumento desenfreado da violência são diretamente proporcionais à busca pelos serviços de segurança privada, que atuam como complemento da segurança pública. No entanto, muitos contratantes acabam deixando de lado a observância de certos requisitos priorizando somente o menor preço.Se o governo tivesse uma gestão realmente voltada para a segurança não haveria necessidade do cidadao que paga impostos ser obrigado a contratar segurança privada.
Segurança privada se torna opção à ineficiência da segurança pública
Outra coisa que deve ser analisada é o grande número de empresas privadas na área de segurança e o constantes problemas que eles tem e são existentes em todas as atividades que envolvem o ser humano.
O desenvolvimento crescente das cidades e o aumento desenfreado da violência são diretamente proporcionais à busca pelos serviços de segurança privada, que atuam como complemento da segurança pública. No entanto, muitos contratantes acabam deixando de lado a observância de certos requisitos priorizando somente o menor preço.
Recentemente o Secretário de Segurança criticou o governo Beto Richa.
Assim diz o Secretário Djalma de A. Cesar, publicado em domingo, 11 de março de 2012
“O cobertor da segurança pública no Paraná não é apenas curto, ele virou um lenço.” Para mudar o quadro, o secretário diz ser necessária uma verdadeira revolução. “Eu acredito que possa acontecer porque vi isso ocorrer na Polícia Federal.” A organização se modernizou e se profissionalizou graças a um pesado investimento dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. São Paulo também investiu muito em segurança e hoje está colhendo os resultados. “Eu não quero nenhum centavo a mais que a Saúde, com o que a gente passaria de 5% para 12% do orçamento. Hoje há um processo perverso no país. Todos os governos defendem que as prioridades devem ser saúde, educação e segurança e a população aponta a segurança como maior preocupação. A educação tem vinculação de receita orçamentária de 25%. A saúde tem 12%. E não há dispositivo constitucional que estabeleça um porcentual mínimo para a segurança pública, que todo mundo diz que é prioridade.”Se o Secretário Djalma de A. Cesar diz que não tem verba, resta o governo dizer o que faz com o arrecadado com aumento de tarifas de Detran.
"Os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira (8), em segunda e terceira discussão, o projeto que reajusta as taxas do Departamento de Trânsito (Detran). Na sessão extraordinária, encerrada às 19h na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), também foram aprovadas as emendas propostas pelos parlamentares que compõe a base aliada ao governador Beto Richa (PSDB)".http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?id=1190114
Por outro lado, quando lemos o artigo de Beto Richa na Folha de São Paulo indicando a terapia ou dando conselhos de como o governo federal possa driblar o quadro pré-recessivo que já abala a economia nos assusta.
Comete um equívoco e é extremamente preocupante quando o governante dá uma receita para outro apesar de não saber e nem ter a mínima ideia de como salvar a Paraná Presidência com rombo de R$ 7,5 bi e muito menos de como reduzir os encargos com pessoal em 62% que ultrapassam o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal e não tem projetos que o habilitem a buscar recursos da União e no exterior e preocupado com a corrida eleitoral da Capital é pura expressão da ganância de poder.
O leitor pode conferir abaixo na publicação da Gazeta do Povo comentários sobre o governo federal:
Gestão 1A propósito de um artigo que, na semana passada, o governador Beto Richa conseguiu publicar no jornal Folha de S. Paulo, onde Beto dizia que a administração da presidente Dilma Rousseff vinha sofrendo de um “apagão gerencial”Gestão 2Com o propósito de confirmar o acerto das observações do governador quanto à eficiência de sua administração, esta coluna, em pesquisa aleatória entre organismos federais com os quais o Paraná já mantém parcerias, encontrou dados reveladores na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Descobriu que o organismo destinou no ano passado R$ 51 milhões para o estado implantar redes de esgoto em 10 pequenos municípios.Gestão 3Os registros indicam que, apesar do tempo decorrido, nenhuma das dez obras foi iniciada. Estão todas em processo de licitação ou ainda a licitar. A nota oficial emitida pelo governo confirma a informação da coluna – embora justifique o atraso por razões burocráticas ou pelo fato de não terem, até agora, sido elaborados todos os projetos de engenharia para as pequenas redes. É que, ainda segundo a nota, é preciso, antes, licitar a contratação de escritórios de engenharia privados para fazer os projetos para só então se iniciar a parte física das obras.Gestão 4Engenheiros da Sanepar consultados pela coluna de Celso Nascimento estranham a afirmação. De acordo com eles, os planos diretores dos municípios já contemplam pré-projetos das redes de esgoto e asseguram que o Departamento de Engenharia da Sanepar poderia concluí-los em prazos de algumas semanas, sem licitação. O que pode significar que – mais do que as parcerias sugeridas por Richa para romper a lentidão federal – há também problemas de gestão no governo paranaense a reclamar soluções.
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