O governo sinaliza para uma aceleração de privatizações de atividades prioritárias leiloando-as entre agentes da iniciativa privada.
Governo após governo os discursos não fogem da rotina, sempre ouvimos que agora vai acontecer mais investimento na área de educação e na prática o ocorre é a insatisfação de professores e funcionários com as condições de trabalho, falta de reconhecimento onde princípios elementares, não são respeitados com isonomia e incentivos para aperfeiçoamento da carreira docente.
Os professores não tem apoio para buscar a aperfeiçoamento e quando o fazem não tem o retorno de investimento em forma de melhores condições de trabalho e adicionais.
O setor conta ainda com mais uma situação de acomodação quando o governo permite a abertura de novas instituições de ensino pelo setor privado e vê nisto uma oportunidade de se esquivar de suas obrigações no setor. Uma prova disto está no crescente aumento de pedidos de funcionamento de faculdades particulares.
Um detalhe curioso que o governo deixa transparecer quando cobra das instituições particulares avanços que ele mesmo não proporciona.
Na área da saúde, o problema tende a se agravar visto que as demonstrações de resultados apontam sempre em gastos cada vez maiores e ao mesmo tempo as filas e o mau atendimento aumentam.
Observa-se que não existe um programa de saúde preventiva que permita redução dos problemas, não existe determinação dos focos de infestações e essa situação leva para gastos cada vez maiores.
As filas crescem a cada dia e o mau humor dos funcionários de agrava. Os funcionários que atendem diretamente a população carente de assistência médica, demonstram seguidamente a falta de preparo e uma exemplo grave disso foi publicado neste fim de semana quando em Goiânia um homem foi arrastado pelos corredores do CAIS em Goiânia.
Secretario de saúde afasta direção de Cais onde paciente foi arrastado por guarda
Quando o estado não cumpre seu papel a tendência é transferir para o setor privado o atendimento muitas vezes a peso de ouro.
Alguns planos de saúde tem atendimento excelentes outros nem tanto basta ver as reclamações sobre UNIMED no Rio e São Paulo onde investem em patrocínio de equipes de futebol e não revisam a tabela de remuneração dos médicos.
Outra área problemática para o contribuinte é o setor de transportes , tanto ferroviário como rodoviário.
O contribuinte mais experiente sabe que no aos 70, época do Milagre Econômico quando ocorreram as construções de rodovias, aeroportos, portos e grandes usinas.
Depois disso quando já no governo o pessoal das “diretas já”, anos 80 começou o desmonte do estado com a tal política neoliberal que pregava um lema de o estado não pode ser patrão. Neste desmonte a RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.) de superavitária passou a ser deficitária para se facilitar a privatização.
Neste embalo chegamos à privatização de rodovias que foram entregues a Concessionárias com contratos secretos que não se sabe nunca quais os reais compromissos assumidos e em consequência o contribuinte continuam a bancar a recuperação de rodovias através de IPVA e Licenciamento Anual.
Confira:
A duplicação do trecho só foi possível graças ao diálogo entre o Governo do Estado, Ecocataratas e concessionárias. “Para agilizar a duplicação no trecho mais crítico da BR-277, foi feito um termo de ajuste com a Ecocataratas enquanto as partes discutem a renegociação de todo o contrato de concessão, com inclusão de outras obras e a duplicação completa até Cascavel”, afirmou o diretor de Operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Paulo Melani.
“Para renegociarmos todo o contrato de concessão, precisaríamos de mais tempo e a obra não podia mais esperar. Acordamos este primeiro trecho para o início rápido e estamos discutindo todo o restante”, completou Melani.
“Para renegociarmos todo o contrato de concessão, precisaríamos de mais tempo e a obra não podia mais esperar. Acordamos este primeiro trecho para o início rápido e estamos discutindo todo o restante”, completou Melani.
Enquanto isso já tem uma previsão de reajuste de tarifas de DETRAN novamente?
Para fazer deslanchar os investimentos em infraestrutura em 2013 e destravar as parcerias público-privadas, a presidente Dilma Rousseff anunciará nesta semana um grande pacote de concessões de rodovias, ferrovias e portos. Boa parte dos projetos incluídos no apelidado PAC Concessões, porém, já havia sido anunciada nas versões anteriores do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas encontrava obstáculos para ser viabilizada.
http://www.vale.com/pt-br/o-que-fazemos/logistica/ferrovias/ferrovia-norte-sul/paginas/default.aspx
Atraso na ferrovia Norte-Sul custa ao país R$ 12 bi por ano
http://www.youtube.com/watch?v=SLDmizoaABE
http://www.vale.com/pt-br/o-que-fazemos/logistica/ferrovias/ferrovia-norte-sul/paginas/default.aspx
Atraso na ferrovia Norte-Sul custa ao país R$ 12 bi por ano
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