sexta-feira, 29 de junho de 2012

CONTINUA A POLÊMICA DEMORA DO FUNCIONAMENTO DO SAMU NO SUDOESTE


Recentemente em artigo publicado  em jornais da região  questionamos algumas situações que  decorrem da implantação  do SAMU no   sudoeste  do Paraná  sob a  administração do  Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná – CIRUSPAR.
Além do afogadilho para a execução do concurso alertávamos que existia  vícios de origem na elaboração do edital do concurso  no quem diz  respeito à alocação de recursos  humanos por  setores  ou  área  como  queiram os administradores   regionais  do SAMU.
No caso a  região  de Palmas parece ser sensivelmente prejudicada na composição das equipes visto que no edital do concurso não constam  médicos e enfermeiros.
Agora um  problema  grave aparece  por conta  da inexperiência demonstrada  pelos pretensos administradores. Promoveram um festival de pirotecnia em torno do SAMU e agora a situação demonstra  que a administração amadora de   ONGs  ou   coisas  parecidas  tem tudo  para não  funcionar corretamente.

Segundo informações os administradores dessas  ONGs  encasteladas  e supridas com verbas  públicas  são comissionados,  com a  função de comando para gerenciar  concursados.

Isto  se traduz  em mais um vício de origem e é como  se construíssemos uma  grande embarcação para transportes  de passageiros  e  entregássemos o comando a um  capitão  que não consegue nadar numa   bacia d`água,  em outras  palavras, colocam na direção de um serviço  de tamanha  envergadura e importância pessoas  sem a  mínima  noção de gestão  ou da  área de assistência médica ou emergência e urgência.

O concurso  para preenchimento das vagas também deixou uma  margem de suspeita. Divulgaram o resultado, o mesmo  foi homologado e posteriormente começam  as boatarias  de que muitos  aprovados nao podem  ser contratados  por que tem outra função pública, como por exemplo: um médico, sócio de um hospital privado,  também  administrador comissionado em hospital público e de quebra quer assumir uma vaga no SAMU.

Na metafísica, impenetrabilidade é o nome dado à qualidade da matéria pela qual dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo

No caso do SAMU um  corpo  pode penetrar e  ocupar espaços  em dois  ou tres  lugares  ao mesmo  tempo.

Uma  pergunta  precisa de resposta.  Uma situação destas   estava bem  delineada no edital  do concurso?
Quanto ao treinamento das  equipes até agora não tem data  prevista  para começar, aliás, se  não existe   sequer   estruturas  adequadas para instalações do SAMU,  quem serão os instrutores que ministrarão as aulas ou treinamentos?
Vamos ao caso  das  ambulâncias  que foram  alocadas   para a região a mais de um ano e  até agora não temos  nada   funcionando.  Quantas são as viaturas e estariam  todas  elas   equipadas completamente  para as operações  de socorro. 
Com todo este  tempo paradas essas  viaturas  estão prontas  para o serviço? A manutenção delas está em dia?  De que modo é feita   manutenção de primeiro  escalão?  Pneus de veiculos parados expostos ao  tempo na se danificam  e qual o período de vida útil de pneus numa situaçao  dessas?
Assim como em Salvador  viaturas do SAMU  estao  paradas em pátios  espalhados por todo o Brasil
Recentemente  O Ministro da Saúde Alexandre Padilha falou em Salvador sobre as denúncias da situação do SAMU. 
Dizia ele  na entrevista:
"A partir dessa denúncia nós podemos apertar ainda mais a fiscalização para verificar se as ambulâncias paradas de fato estavam paradas ou por necessidade de renovação da frota ou porque o funcionamento não estava acontecendo. Inclusive o Ministério da Saúde colocou à disposição dos municípios a disponibilidade de dobrar o recurso que nós passamos para cada unidade do SAMU, ou seja, o Ministério está disposto a dobrar o recurso desde que se coloque em funcionamento adequado o SAMU"
http://www.revistaemergencia.com.br/site/content/noticias/noticia_detalhe.php?id=A5yJJjjj&pagina=128

No Complexo de Saúde em Pau Miúdo, onde fica a coordenação do Samu, outras oito ambulâncias estão paradas em um pátio.
"A coordenação do Samu diz que hoje Salvador tem 79 ambulâncias e que mais 24 ambulâncias reserva teriam sido compradas em 2011. Diz também que não é apenas por problemas mecânicos que as ambulâncias deixam de funcionar. "No momento nós temos 36 ambulâncias em funcionamento. Esse número se deve não só a problemas mecânicos, que estamos resolvendo, nós temos uma oficina onde temos em torno de 20 ambulâncias em reparo, só que algumas são de 2004 e levam algum tempo para serem reparadas, e outras ambulâncias aguardando o processo final da licitação, para que nós possamos levar a uma outra oficina para serem consertadas. O outro problema é a falta de pessoal", afirma Jorge Serra, coordenador em exercício do Samu.
"A coordenação do Samu diz também que faltam médicos para trabalhar nas ambulâncias. Hoje são de dois a três médicos por dia em Salvador. O Ministério da Saúde diz que deveria ser pelo menos oito médicos trabalhando nas unidades móveis.

Segundo a coordenação do Samu, a falta de médicos não é por causa de ausência de concursos públicos. De acordo com o coordenador em exercício, o profissional começa a trabalhar no Samu e, depois de qualificado, acaba preferindo trabalhar em locais com um salário maior".
As  instalações do SAMU  tem  seus  prédios   com  projetos   adequados  devidamente estruturados  ou neste  caso também  teremos   surpresas quando o serviço   efetivamente  começar?
Em algumas cidades sequer existem instalações adequadas para acolher as viaturas, equipamentos e equipes.  Talvez, por ser SAMU pode ser jogado em qualquer canto por que não faz parte do esquema e o administrador, pensa, já que não posso fazer  ingerência sobre  o serviço e colocar  lá meus afilhados  que seja  como deus quiser. (esse deus – grifo nosso) deve ser o deus de todos aqueles que pensam no interesse particular e não no povo.
Parece que como serviço  de emergência e  urgência o SAMU   tem tudo para figurar  no improviso característico da administração  pública  e o pior  é que não  tem como  justificar  a má gestão dos   serviços  e tampouco  lançar  a  culpa   no administrador  anterior, como  transferindo   responsabilidade  pela inoperância, por que o serviço  sequer  começou.  
A  velha prática de reclamar e  justificar  que o gestor  anterior  criou problemas  e  que é  preciso  um ano  para  arrumar a  casa   não  cabe  e  não se  justifica mais. Trata-se  de coisa nova  e para   tanto havia  necessidade  de um pequeno  detalhe não usual,  a  tal gestão estratégica do serviço.  Gestão  estratégica   tem a  ver  com não  dar um salto no  escuro ou fazer um voo  cego.   De longe a  ideia de que com andar da carroça as aboboras se ajeitam.
Gestão estratégica  tem a  ver com visão  administrativa de resultados  para  não ser apanhado de surpresa. Neste caso  é preciso ter uma visão clara da missão  e os objetivos  do SAMU.  Não é possível se iniciar um  trabalho de tal envergadura  sem  planejamento correto  e ao  que parece  faltou   tudo isso   na definição da  implantação  dos serviços.
Sugerimos por diversas vezes  e  em situações deferentes que os administradores  públicos busquem estabelecer contatos  ou convênios  com instituições de ensino  visando um avanço na administração  pública. Em toda a região temos cursos de administração que podem contribuir imensamente com a administração  pública, resta  saber se é do  interesse  dos administradores buscarem  este  apoio ou   se  eles   são   de outras  escolas  que  não sejam Taylor, Faiol ou o fordismo.
No caso do SAMU no  sudoeste a implantação do serviço  está se configurando um animal com duas cabeças ou um  monstrenco com dificuldade para sobrevivência,  visto que administraçoes parceiras devem contribuir com a  manutenção do serviço e quais parceiras estão realmente dispostas a  cumprir o compromisso  assumido?
Do jeito que está caminhando terá dificuldades no  funcionamento.
A afirmacao acima se  dá por conta de que parece não existir comando único  e  todo  mundo necessita  posar para fotos e receber louovores pela  implantação de um servico que está  contemplado  como   princípio constitucional. Um princípio que cabe bem para o SAMU é: 
"Um só chefe  e um só programa   para um conjunto de operaçoes que visem o mesmo  objetivo"  Henri Fayol
De  acordo  com Vicente Falconi,
um produto ou serviço com qualidade é aquele que atende sempre perfeitamente e de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”.

Na prática  o que parece  acontecer  no setor público é que  não  existe  uma  administração por objetivos na busca  de resultados  concretos  que beneficiem a  sociedade   e que tão somente existe uma  preocupação com marketing,  venda de ilusão e  no fundo, a teoria  de quanto  pior melhor é a que prevalece,  basta  ver  o IDH (índice de desenvolvimento  humano), a concentração de renda, a insegurança  que campeia em toda a região  e algumas cidades  onde  10% da população  mora em favelas.

É nas  favelas que reside a  garantia  que é preciso a situação assim e manter isso  como   forma de alienar ou escravizar o povo para  a perpetuação no poder.  As maiores demandas  de um SAMU   não  virão  de traumas,  de acidentes, de tentativas  de homicídios? 

2 comentários:

  1. O SAMU ESTA SENDO UMA PROMOÇÃO PARA AS ELEIÇÕES DE PREFEITO, ISTO SIM. ESTÃO ATRASANDO PARA INAUGURAR PERTO DAS ELEIÇÕES.....ABSURDO.

    ResponderExcluir