sexta-feira, 6 de junho de 2014

O mundo está doente e o ser humano trabalha para a sua destruição



Um ser humano autodestrutivo aparenta estar bem, feliz cheio de razão, mas no fundo  do  seu  coração e do subconsciente ele sente-se totalmente acumulador, alienado e solitário, muitas  vezes ele tem a necessidade de se enturmar mas é um auto-excluído pelas  suas próprias  atitudes e  se questiona dizendo para si mesmo "eu devo estar louco". O que o povo pensa de mim?  Ele não confia na  própria sombra, não consegue  dormir a  noite,  rola  de um lado para o outro na cama  e  pergunta  se vale  a pena  tanta  ganância, ambição  e  isto o deixa  perturbado ao ponto da  saúde começar a complicar, apresenta sintomas de stress, não busca  ajuda e quando percebe  que a  sociedade já não  o respeita  como  todo poderoso  tem ataques de agressividades,  concentra  todas as decisões e  as toma mesmo que sejam para destruir sonhos  da coletividade.

Vez por outra  ele  consegue um  parceiro que ensaia  uma frágil defesa,  de uma  idéia,  de um projeto e  mal   sabe ele  que  este  parceiro de ocasião  também  é um ser autodestrutivo, ganancioso, ambicioso que  o rodeia por que  a  mente  assim determina.   A lei da mente  é terrível  na cobrança,  ela  diz que semelhantes  se atraem,  citamos  aqui um  exemplo.  Um  juiz  vai a velório de um ladrão?  De um  assaltante de  bancos?  De um  estuprador? 

Da mesma  forma, no dia a dia, um  corrupto parece uma  ilha   cercado de  corruptos  por todos  os lados. Enquanto a mídia cria quadros tristes pintando as tragédias humanas, para mudar o foco das  atenções, e mais, a função da mídia parecer um mecanismo para amenizar as maldades do mundo, do ser  humano prepotente, arrogante e autoritário e nos induz a aceitarmos e a viver com elas, fazendo com que  pensemos que não há solução. 
O sistema quer que sejamos observadores pacíficos e eles não nos dão outra opção, outras ferramentas fora o ato simbólico do voto. Quer seja um  boneco  de direita ou da esquerda?
Épocas de campanhas muitas  falácias, mentiras e após a ambição e ganância  destrutiva  entre em vigor,  desta  forma o planeta  está   fadado  a auto destruição.   Resta saber que mundo  deixaremos  para   nossos  filhos
.
Se queremos melhorar o mundo temos que melhorar a nós mesmos. Individual e coletivamente construirmos modelo de desenvolvimento para a sustentabilidade e programarmos cidades e vidas saudáveis-sustentáveis
Não existe menor possibilidade de se mudar alguma coisa se que a responsabilidade seja compartilhada governos, com a sociedade, entidades, empresas públicas ou privadas, escolas, universidades,  cidadãos.

 “O mundo não vai superar sua crise atual usando o mesmo pensamento que criou essa situação”  (Albert Einstein)

E  ao depararmos   com  tantos  problemas buscamos respostas  para saber por que chegamos na crise. E  as resposta mais  naturais e  lógicas nos remetem a um  estado mecanicista, sem sentimentos alienador, reducionista que   visa  tirar   proveitos  dos que estão próximos e preferencialmente de maneira imediata, autoritária e linear determinista  que mostra um  ser humano  que pensa só nele, na acumulação e lucrativista.

Enquanto estes tipos de conceitos prevalecem existe um avanço nocivo de paradigmas da quantidade,  quanto  mais eu  me  apoderar  ou tomar  dos  outros  mais poderoso  serei e parece que  este tipo de pensamento de conquista e da dominação prevalece mesmo que  contra  um  fundamento bíblico, quando se faz referencia a uma  viagem se volta,   cujo   destino é a cova. Confiram:

Eclesiastes 9; 9 a 10 -  Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vida vã; porque este é o teu quinhão nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol.
10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 

O mundo está rompendo os limites no uso de recursos  e o  nosso destino depende de se cooperamos ou ficamos vítimas da ganância autodestrutiva.

Se a ganância vencer, a máquina do crescimento econômico depredará os recursos, deixará os pobres de lado e nos conduzirão a uma profunda crise social, política e econômica. a alternativa é um paradigma de cooperação social e política, tanto no interior dos países, internacionalmente como no interior das pessoas.

Nosso pé pisa fundo no acelerador e nós estamos indo na direção de um abismo.” (Ban Ki-Moon), 2009
“Sociedades não se sustentam onde o meio ambiente sucumbe” (Rajendra Pachaur)i,
“Um estudioso com  desenvolvimento  sustentável  Jeffrey Sachs  diz que o planeta está no limite. A vivência genuína do desenvolvimento sustentável requer uma nova cultura que inclua a ética no centro das relações e a incorporação das práticas de sustentabilidade na gestão dos negócios”

Essa forma de gerir as empresas demanda líderes conscientes do impacto de suas decisões e capacitados para integrar a visão sistêmica e a responsabilidade socioambiental em suas empresas.

Sustentabilidade nos Processos de uma Empresa Envolve alterações em processos/políticas de negócio que passaram a levar em conta atributos de sustentabilidade.

Conceitualmente a Sustentabilidade: passa pelo reconhecimento dos limites e potenciais da natureza, assim como a complexidade ambiental, mostrando uma nova compreensão do mundo para enfrentar os desafios da humanidade no 3º milênio.

Necessário um comprometimento maior e uma nova aliança natureza-cultura desenhando um novo modelo econômico, reorientando os potenciais da ciência e da tecnologia e construindo uma nova cultura política baseada em uma ética da sustentabilidade – em valores, crenças, sentimentos e saberes – que renovam os sentidos existenciais, os modos de vida e as formas de habitar o planeta Terra.

Teríamos  muito  a  perder se aplicarmos uma visão míope e não   percebermos que a sustentabilidade corporativa não é assistencialismo, filantropia, nem investimento social isolado, mas a adoção de práticas que fortaleçam os negócios de forma integrada.

Assim  sendo, ações integradas transformam a vida de comunidades inteiras, sem desrespeitar a capacidade do ambiente. Sustentabilidade corporativa:   Superação de desafios, Justiça, Liberdade, Honestidade, Honestidade, Ética, Tolerância, Ações integradas. Os recursos ambientais, sociais e econômico-financeiros estão na base dessa sustentação.

A sustentabilidade permite às empresas inovarem, agregarem valor e diferencial aos seus produtos, procedimentos e serviços e tornarem-se mais competitivas.

“O destino humano está intrinsecamente ligado ao destino da natureza, os dois formam uma unidade - a humanidade não será redimida enquanto a Natureza não o for.”

Se considerarmos que o planeta está enfermo precisamos refletir  sobre dois  conceitos;
“Trata-se da discussão sobre a vida das pessoas no futuro.  Nossos problemas de hoje vêm de nossas soluções de ontem” (Peter Senge).


“O mundo não vai superar sua crise atual usando o mesmo pensamento que criou essa situação”  (Albert Einstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário