sexta-feira, 20 de março de 2015

A democracia Grega, a Constituição de Atenas e o caso brasileiro.


Conforme   descreve  Artur Machado  Paupério, na obra  Teoria  Democrática do Poder  vol. 1 Ed. Pallas S.A.  RJ  1976. Ao   abordar  a  Constituição  de Sólon, (Sólon, gregoAtenas, 638 a.C.  558 a.C., foi um legislador, jurista e poeta grego antigo). Conta-nos que simplesmente ou primordialmente na ideia de que os direitos políticos devem existir  em função da riqueza.

   “Os cidadãos, entretanto, não se constituíam senão a parte ínfima da sociedade, junto à qual estavam também, mas, sem direitos políticos, os metecos, os libertos, os escravos, em número apreciável e que variou com as épocas, em função das circunstancias econômicas. Os cálculos são, sem dúvida, controvertidos, mas parece certo que a população masculina da cidade de Atena, na época de PERICLES, orçava em cerca de 35.000 cidadãos adultos livres. Pressentindo o problema e o desfecho final da LUTA constante entre RICOS e POBRES, alertou DEMOSTENES seus contemporâneos contra o que se desenhava. Ninguém, todavia ouviu o gênio, e a democracia ateniense acabou soçobrando, como necessariamente tinha que soçobrar"

Qualquer semelhança com a situação do Brasil é mera coincidência e, diga-se de passagem, a crise no berço da democracia Grega (Atenas) ocorreu 594 aC., isto mesmo, 594 anos antes de Cristo e a ratarada até hoje não reconhece que só prejudicam o povo.

Dados publicados por setores especializados da imprensa dão conta que o custo de reeleição de um deputado federal não é inferior a R$ 3,6 mi.   Por outro lado o que se vê não diz respeito ao que Sólon o Grego  preconizava de que  ideia de que os direitos políticos devem existir  em função da riqueza.

No caso brasileiro o que temos na verdade são deputados avançando sobre as estatais numa corrida do ouro para bancar suas campanhas como no escândalo do Petrolão que mostrou um nível de corrupção até então nunca visto desde o governo dos militares.  
Ao todo são vinte e oito partidos envolvidos nestes escândalos cujos personagens pairam de santinhos. Neste caso o tempo  dirá algo.

Enquanto se espera o tempo passar  para   vermos  se  essa  carroça Brasil,  carregada  de abobora   se ajeita   na estrada,  somos  obrigados  a  ouvir  uma amontoado de  palavrório confuso e inútil da senhora Dilma. Ela vem e diz: Estou aberta ao diálogo.  Que diálogo?  Parece um portão de cemitério emperrado pela ferrugem ou a cabeça dela está enferrujada por conveniência.

Diz Dilma em seu repertorio de impropérios que os recursos não são infinitos, que o governo vai fazer o ajuste fiscal, não vai acabar com o crédito, mas vai acabar com subsídio. 
Por quais razões esses governantes cretinos e perdulários sempre voltam a falar que muitos  apostam numa política de quanto  pior melhor?

Quando Dilma fala em divergências ela poderia ser mais clara e deixar de lado este arcabouço do engano. O que o povo quer é que cessem os roubos em todos os ministérios, nas estatais, na CEF, no BB, no FGTS.

Vamos dar uma colher de chá para Dilma, as divergências no ajuste fiscal estão bem   fáceis  de acertar.  Basta que o governo haja com responsabilidade e honestidade e suspendam os roubos ou o povo será obrigado a bancar? Esta é a divergência, saquearam a Petrobras, uma sequencia de roubos por PP, PT, PMDB e mais 28 partidos.

PMDB saqueia a Petrobras e Previdência Social desde que Sarney era presidente e Dilma agora vem cortar benefícios de aposentados e pensionistas.
Por que não cortam as mãos destes caras do PMDB que saquearam a previdência social?
O povo não quer saber de anistia a mensaleiros como Dilma  fez com Genuíno ao final do ano quando deu indultos de natal e já acertou com o corrupto Barroso a suspensão da pena de Genuíno

Não bastasse este tipo de ataques e desvios nos cofres públicos a cada dia que passa a população fica estarrecida com mais um assalto aos cofres públicos. Vejamos um caso recente envolvendo fiscais da receita estadual do Paraná  e o primo  do governador. 

De certa forma isto vem a confirmar um a tese: “em toca de ratos não nasce beija flor”.

Foi preso na segunda-feira (16/mar/15) Luiz Abi, primo do governador Beto Richa (PSDB). A prisão foi feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), motivada por uma suposta fraude no Departamento de Transporte Oficial (Deto) do Governo do Estado. Abi foi detido em Curitiba e está sendo levado para Londrina, onde o Gaeco investiga os casos de exploração sexual de adolescentes e o esquema de corrupção na Receita Estadual.


Uma parte da população brasileira trabalha cinco meses por ano só para pagar impostos  e  sete meses  para   sustento próprio e  esta  louca da Dilma  quer que o povo  pague  mais impostos?
Outra parte é mantida na miséria e ignorância nas favelas e dependentes de Bolsa Família e parecem gostar muito desta escravidão.  Outros invadem propriedades particulares e  não se reconhecem que  o erro  está  no    governo. MST e MTST são exemplos  disso.

Depois a população brasileira não sabe por que sofre tanto tempo nas mãos das  mesmas   quadrilhas.  O pior é que tem gente que ainda faz questão de votar sempre nos mesmos,  por que acha a que deve  favores   por que um   dia  um safado  lhe deu um  tapinha   nas costas,   um vale de  gasolina  (10 litros),  uma   dentadura,   uma  bengala, uma  cadeira  de rodas,  pagou  um  conta de água, de luz.
Ademais, enquanto o povo vender o voto e se deixar enganar em troca de lixo  merece    viver  na  miséria,  na  classe   média   dos R$70,00   do "BORSA FAMIA".

Pelo lado politico quanto mais miseráveis melhor para eles se manterem no poder.
Se um dia a população decidir que é hora de melhorar as condições de vida, basta colocar os filhos para estudar (muita gente fora de escolas), trabalhar para   ganhar   ao menos  salário  mínimo que  já  é  12  vezes  mais que o  Bolsa  Família.

Por que os agentes de saúde, a assistência social não cuida nas favelas dessas adolescentes, muitas inclusive  menores de  15  anos  que estão   gravidas  ou com filhos   no  colo,   para   evitar   o que Hélio   Jaguaribe  e  outros  dizem  na  obra   BRASIL  Reforma  ou  Caos.  Origens do dualismo. "Uma reprodução familiar da miséria e ignorância”, depois de   quatro  gerações  da  Abolição dos  Escravos.

O juizado da infância e adolescência e o MP não têm planos para trabalhar estes problemas?
Em todas as cidades onde o governo federal construiu casas   neste projeto MCMV, só serviu para   compra de votos   para   eleições   municipais e  eleições  presidenciais.

Temos cidades que até candidatos a vereadores tiraram casquinha dizendo para idiotas que ele foi a Brasília conseguir a construção dessas casas.   Prefeitos mal intencionados chamavam um deputado federal ainda pior intencionado e algumas vezes desfilavam pelos terrenos e construções para aparecer e  correr  atrás  de  votos.


Outros colocavam amigos para como atravessadores ficarem comprando e vendendo entre eles terrenos onde pudessem construir as casas e desviar alguns milhares ou milhões de reais em terrenos superfaturados e algumas  cidades  estes terrenos passaram por três ou quatro mãos. (Basta verificar no registro de imóveis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário