sábado, 22 de setembro de 2012

O que realmente falta para a salvação do Lageado da Cidade?

Infelizmente temos pessoas decretando as mortes de rios,  ora aterram fundos  de vales, ora  lançam toda a espécie  de detritos e poluentes nos rios que deveriam gerar água útil ao nosso consumo, passam a  ter toda a espécie de substancias nocivas ao organismo humano.


Neste local cinco pequenas  vertentes  foram  cobertas de terra, lixo e entulhos

O contribuinte é  lesado sobre todos  os aspectos  e  pontos de  de vista. Paga para  ter água potável para beber, preparar alimentos, cuidar da higiene pessoal e ao final precisa  comprar  água  em botijoes. A água potável proveniente de rios vem sendo ameaçada pela poluição, saiba agora como e por que isso vem ocorrendo:

Segundo   estudos  efetuados  e publicados, em diferentes  instituiçoes,
http://www.alunosonline.com.br/quimica/poluicao-de-rios.html 

-" Os esgotos domésticos e industriais chegam aos rios sem tratamento algum, a ausência de um tratamento prévio e o despejo indevido só piora o quadro;- Os materiais orgânicos sintéticos, como plásticos, detergentes, solventes, tintas e inseticidas, são lançados diariamente nos rios;- Os fertilizantes agrícolas utilizados por agricultores nas plantações são arrastados pelas águas das chuvas para dentro dos rios, o que ocasiona a poluição por agrotóxicos; - O lançamento de compostos inorgânicos, como os metais pesados (Cu, Zn, Pb, Cd, Hg etc.), em rios é um problema sério, como exemplo temos a poluição por mercúrio, provocada por garimpeiros que buscam ouro".

Você tem 
conhecimento da água que está consumindo? A água potável, ou seja, própria para o consumo, tem que atender a determinados requisitos e dentre eles podemos citar: Não pode possuir cheiro algum (inodora), nem sabor (insípida) e nem cor (incolor).
"A poluição causa alterações físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e no sabor da água; por essas razões é indispensável que a água de rios passe por um tratamento prévio para posterior consumo. Veja os riscos para a saúde que o consumo de água poluída pode trazer:A água poluída pode conter organismos patogênicos como as bactérias que ocasionam infecções intestinais, epidérmicas e endêmicas, além dos riscos de febre tifóide, cólera, leptospirose".

Um fato interessante quando o agente poluidor é quem devia primar pelo tratamento da água.
O cano  de saida  de esgoto que aparece  na foto vem da Estacaode Tratamento de Esgotos em Palmas PR.

 A  falta de vontade política para solução de problemas prioritários  demonstra desrespeito total as  condições de vida da população.

Recentemente  divulgamos artigo  sobre meio  ambiente inclusive citando um  exemplo que está em desenvolvimento em Ponta Grossa  para   salvação dos Rio Pitangui e Rio Verde.

Com apoio financeiro de SYNGENTA outros parceiros  juntaram-se ao projeto  como a  COPEL, SANEPAR, Força Verde, Corpo de Bombeiros, IAP, 13° BIB-EB e outros.

“O Rio Pitangui está morrendo, se unirmos nossas  forças poderemos salvá-lo! Conheça-o e  entre nesta  luta!

Exposição mostra resultados da poluição no rio Pitangui


Pesquisadora aponta degradação do Pitangui


Abordamos este tema  pela  necessidade que temos de desenvolver por aqui um  projeto  similar para salvar o Lageado da Cidade  que  nasce alem da BR 280  e no  centro  da cidade encontra-se  com o riacho  que nasce  nas  terras  dos  Benedetti.

Ao que parece a  sugestão não foi bem aceita  por SANEPAR  E  PREFEITURA  que contribuem  com a contaminaçao do Lageado  a Cidade.




Fossa em construção ao lado  do Lageado da Cidade na reforma   do predio para instalação do SAMU
A  obra é de responsabilidade da prefeitura municipal

No  bairro Santa Cruz a população convive  com  dois  problemas  sérios.   O primeiro deles   originado  com a queima de gases  produzidos  pela  Estação de Tratamento.   O local é ponto  de baixo nivel e os gases  queimados prejudicam  a  vizinhança. O segundo é o  despejo de efluentes no  riacho.

Esta sujeira toda é despejada no rio por  canos saindo da estacao de tratamento  da SANEPAR


Importante lembrar que o Lageado da Cidade   desagua no  Rio Caldeiras  que por sua  vez  desagua no Rio Chopim. Com toda essa  contaminacao  certamente os municpios abaixo que captam  águas neste rio  terão problemas  sérios.

Nao  bastasse o lançamento de efluentes  promvido pela SANEPAR  em sua  estação de tratamento, desde a BR 280 e  em todo seu percurso o riacho esta  comprometido  por esgotos domesticos e  lançamento de lixo que vai se avolumando às margens  do rio.


Cano  de despejo  de esgotos que sai da Estaçao de Tratamento da SANEPAR no bairro Santa Cruz - Palmas PR.


Rede  de esgotos em direção a Estação de Tratamento  da SANEPAR -  Palmas - PR
Puro  contracenso a população pagar   taxa de lixo e  de   esgotos e nao   ter  o serviço a  contento.
Outra  situação curiosa  que chama a  atencao  está relacionada  com o  lixo  acumulado às margens  do Lageado. A impressão  que fica  é que não  existe  um  serviçõ  adequado para  coleta  de lixo  ou que tampouco o contribuinte  pague taxa de lixo  conforme os valores  destacados an fatura  abaixo.
Impossível  acreditar que o contribuinte paga taxa de lixo e de esgotos e toda a  sujeira  é lançada no rio
Neste  ponto uma tubulaçao em concreto lança efluentes  que saem da Estação de Tratamento
de Esgotos da SANEPAR  em Palmas - PR

Conceitos

"Os esgotos ou efluentes oriundos de uma cidade são originados, basicamente, de atividades industriais e de atividades domésticas (incluem-se aqui residências, comércios, instituições, entre outros).
A composição dos efluentes industriais varia em função do tipo de indústria de onde são provenientes, podendo conter elevada carga de compostos orgânicos, elevada carga de compostos inorgânicos ou de ambos.
A composição dos efluentes sanitários ou domésticos varia de acordo com o uso ao qual a água foi submetida. Os principais fatores que podem influenciar a composição são o clima, a situação social e econômica e os hábitos da população.
Mesmo com composição variada, os efluentes sanitários geralmente contêm cerca de 99,9% de água, sendo o restante correspondente aos sólidos orgânicos e inorgânicos, e aos microrganismos, que juntos representam toda carga poluidora. Assim, devido à fração de 0,1% de carga poluidora presente nos efluentes é necessário tratar os esgotos antes de lançá-los nos corpos d’água.
O uso do ambiente natural na gestão dos esgotos domésticos geralmente se dá em detrimento da saúde dos ecossistemas, que muitas vezes causam danos à própria saúde humana. É comum que rios e lagos sejam utilizados para o transporte e a diluição dos esgotos domésticos, o que pode resultar em grandes impactos aos habitats aquáticos".
          http://www.iclei.org.br/residuos/?page_id=400 

Por  fim, não  acreditamos  que só o fato do agente poluidor  ser multado o  problema  será  resolvido.
É necesssario  estabelecer-se alguns critérios  a  serem  cumpridos e  ai poderia sim o Ministerio Público atuar para impor condições para adequaçao correção dos danos. Cabe  aqui um Termo de Ajuste de Conduta bem delineado, que obrigue efetivamente o poluidor a  reparar  os danos.

Fazemos esta observação  por ver que sempre  que alguma empresa  ou pessoa  é multada por danos ao meio ambiente, os valores arrecadados são destinados a um  caixa que nada  tem a  ver com a situação,  muitas  vezes recolhimentos  equivocados, o dinheiro  some  e o  problema  permanece.

Haveria a necessidade de abrir uma  conta judicial própria  para administrar-se valores  arrecadados de multas  ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário